domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula: Equações do 1°. Grau

Este plano de aula é apenas parte das atividades de um curso a distância para professores da rede pública estadual de ensino.








Conteúdos

  • Conjuntos Numéricos (Naturais, Inteiros e Racionais)
  • Texto: A Origem das Equações do 1°. Grau
  • Uso de letras para representar um valor desconhecido (incógnita).
  • Conceito de Equação do 1°. Grau
  • Tradução de uma situação-problema em uma equação do 1°. grau.
  • Resolução de uma equação do 1o. grau de diferentes maneiras.
  • Resolução de Problemas.

Objetivos Gerais

  • Conhecer a história da origem da equação do 1°. grau como pré-requisito para compreender a importância dos símbolos matemáticos na representação de situações-problemas.
  • Compreender o uso de letras para representar valores desconhecidos e em particular o uso de fórmulas na resolução de situações-problemas.
  • Que o aluno seja capaz de entender e resolver equações do 1°. grau.
  • Resolução de Problemas.

Objetivos Específicos

  • Ler e escrever expressões algébricas correspondente a textos matemáticos escritos em linguagem coerentes.
  • Reconhecer uma equação do 1°. grau.
  • Reconhecer os procedimentos de resolução na igualdade (princípios aditivos e multiplicativos).
  • Saber utilizar as regras de sinais e as quatro operações básicas.
  • Operar com frações e decimais.

Justificativas

  • O aluno necessita relacionar a leitura com o conteúdo, criando e identificando a fórmula, posicionando os números e resolvendo para assimilar de forma significativa o conteúdo.
  • Fornecer base para que o aluno seja capaz de resolver problemas das séries seguintes que envolvam equações do 1°. grau.

Procedimentos

  • Uso de explanação e narrativas dos conceitos.
  • Exemplificação usando situações-problemas relacionadas ao cotidiano do aluno, através da leitura compartilhada.
  • Apresentação do resumo da aula, pesquisa usando os meios tecnológicos, resolução de exercícios e trabalhos em grupo.

Recursos Materiais

  • Livros Didáticos.
  • Texto de apoio relacionado ao tema.
  • Sala de informática, internet, jogos, quis. 
  • Resumo em cópias do conteúdo.
  • Lousa e giz.
  • Material dourado.

Avaliação

  • O aluno será avaliado constantemente na sua atuação de pesquisa, autonomia, liderança, prática de estudo, exposição do conteúdo assimilado de forma oral e escrita.
  • Atividades individuais e em grupo.
  • Recuperação de forma contínua.

Um comentário: