Este plano de aula é apenas parte das atividades de um curso a distância para professores da rede pública estadual de ensino.
Conteúdos
Conteúdos
- Conjuntos Numéricos (Naturais, Inteiros e Racionais)
- Texto: A Origem das Equações do 1°. Grau
- Uso de letras para representar um valor desconhecido (incógnita).
- Conceito de Equação do 1°. Grau
- Tradução de uma situação-problema em uma equação do 1°. grau.
- Resolução de uma equação do 1o. grau de diferentes maneiras.
- Resolução de Problemas.
Objetivos Gerais
- Conhecer a história da origem da equação do 1°. grau como pré-requisito para compreender a importância dos símbolos matemáticos na representação de situações-problemas.
- Compreender o uso de letras para representar valores desconhecidos e em particular o uso de fórmulas na resolução de situações-problemas.
- Que o aluno seja capaz de entender e resolver equações do 1°. grau.
- Resolução de Problemas.
Objetivos Específicos
- Ler e escrever expressões algébricas correspondente a textos matemáticos escritos em linguagem coerentes.
- Reconhecer uma equação do 1°. grau.
- Reconhecer os procedimentos de resolução na igualdade (princípios aditivos e multiplicativos).
- Saber utilizar as regras de sinais e as quatro operações básicas.
- Operar com frações e decimais.
Justificativas
- O aluno necessita relacionar a leitura com o conteúdo, criando e identificando a fórmula, posicionando os números e resolvendo para assimilar de forma significativa o conteúdo.
- Fornecer base para que o aluno seja capaz de resolver problemas das séries seguintes que envolvam equações do 1°. grau.
Procedimentos
- Uso de explanação e narrativas dos conceitos.
- Exemplificação usando situações-problemas relacionadas ao cotidiano do aluno, através da leitura compartilhada.
- Apresentação do resumo da aula, pesquisa usando os meios tecnológicos, resolução de exercícios e trabalhos em grupo.
Recursos Materiais
- Livros Didáticos.
- Texto de apoio relacionado ao tema.
- Sala de informática, internet, jogos, quis.
- Resumo em cópias do conteúdo.
- Lousa e giz.
- Material dourado.
Avaliação
- O aluno será avaliado constantemente na sua atuação de pesquisa, autonomia, liderança, prática de estudo, exposição do conteúdo assimilado de forma oral e escrita.
- Atividades individuais e em grupo.
- Recuperação de forma contínua.
O Plano está bom; Não encontrei o Mapa de Percurso.
ResponderExcluirCarlos